terça-feira, 31 de julho de 2012

ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL








O  Acidente  Vascular  Cerebral ( AVC ), é  caracterizado  pela  redução  ou interrupção do fluxo sanguíneo cerebral  de  alguma artéria, ocasionando  a morte das células nervosas e consequentes danos nas funções neurológicas correspondentes à área atingida. Ele pode ser isquêmico, devido a diminuição do diâmetro da artéria  ou  ser  hemorrágico, devido  a  rompimento  de  um aneurisma (popularmente chamado de derrame).




 
O  AVC  tem  como  principais causas:  a  idade avançada, hipertensão       arterial,  diabetes, colesterol e triglicérides altos, doenças que levem à hipercoagulação sanguínea, tabagismo, etilismo  e sedentarismo. Nosso cérebro é dividido em dois hemisférios, o direito e o esquerdo. As lesões     do lado D do cérebro afetarão o lado E do corpo e as do lado E do cérebro afetarão o lado D do corpo, por que? Porque  na  base  do  cérebro as inervações dos hemisférios se cruzam.


 

O AVC manifesta-se de modo diferente em cada paciente, pois depende da área do cérebro atingida, do tamanho da mesma, do tipo (Isquêmico ou Hemorrágico), do estado geral do paciente, idade, etc. Podemos chamar a atenção para as alterações mais comuns, que são sempre de início agudo(de segundos à poucas horas): Fraqueza ou adormecimento de um membro ou de um lado do corpo, onde a fraqueza da musculatura da heme-face é dos sintomas mais comuns no AVC. Distúrbios Visuais,onde o paciente pode ter uma sensação de "sombra'' ou "cortina" ao enxergar ou ainda pode apresentar cegueira transitória (amaurose fugaz). Perda sensitiva, cuja dormência ocorre mais comumente junto com a diminuição de força (fraqueza), confundindo o paciente. Linguagem e fala (afasia),assim alguns pacientes apresentam fala curta e com esforço, acarretando muita frustração (consciência do esforço e dificuldade para falar); alguns pacientes apresentam uma outra alteração de linguagem, falando frases longas, fluentes, fazendo pouco sentido, com grande dificuldade para compreensão da linguagem.




As sequelas dependem do hemisfério afetado:


AVC DE HEMISFÉRIO D                               AVC DE HEMISFÉRIO E

Paralisia do lado E do corpo                        Paralisia do lado D do corpo
Defeito no campo visual E                          Defeito no campo visual D
Déficit espacial perceptivo                          Afasia( disturbio da voz)
Distração constante                                  Capacidade intelectual alterada
Comportamento impulsivo                           Comportamento lento
Julgamento precário                                   Cauteloso
Falta de consciência da presença do             Consciência da presença  do  deficit                                                       deficit                                                                               


Informações para previnir o AVC:

Diminuir o consumo de sal, alcool e tabaco.
Evitar alimentos enlatados, molhos industriais e queijos curados.
Aumentar o consumo de frutas e hortaliças.
Reduzir o consumo de gorduras.
Consumir peixe pelo menos duas vezes por semanaatum, salmão,sardinha), fonte de Omega 3.
Optar por carnes magras e retirar-lhes toda as peles e gorduras visíveis.
Redizir ou substituir as carnes vermelhas por carnes brancas.
Preferir o azeite extra virgem como tempero de salada.
Beber pelo menos 1,5L de agua por dia.
Fazer exercícios físicos pelo menos três vezes por semana.





O AVC é uma doença séria e pode causar seqüelas irreversíveis se o indivíduo não for atendido rapidamente. As vezes não conseguimos identificar com certeza se a pessoa está tendo um AVC, mas se você simplesmente desconfiar de que possa ser um AVC, procure um pronto socorro imediatamente. Confira abaixo novamente alguns sintomas característicos da doença e aprenda a identificar um AVC para um socorro mais rápido:

1º - Dor de cabeça forte, sem causa aparente.
2º - Tontura e perda de equilíbrio ou coordenação motora.
3º - Dificuldade de enxergar com um ou ambos os olhos.
4º - Problemas de fala ou de compreensão.
5º - Dormência ou fraqueza na face, nos braços e nas pernas.




terça-feira, 24 de julho de 2012

BATMAN, MORTE AO POUSAR







Estudantes  de  física  da  Universidade  de  Leicester,  na  Inglaterra , desenvolveram um estudo aerodinâmico e chegaram à conclusão de que, se Batman fosse real, ele seria mesmo capaz de voar com sua capa, mas a alta velocidade de aterrissagem o  deixaria  com  lesões graves  ou  poderia  até matá-lo.




A  pesquisa  “ Tragetória de um Batman em queda ”,  publicada  na  revista científica “Journal of Special Physics Topics”, fez uma simulação para analisar se a capa rígida que Batman usa no  filme  “Batman Begins”, de  2005,  seria suficiente para mantê-lo no ar sobre a cidade fictícia de Gotham.



Os estudantes consideraram que a capa teria 4,5m de envergadura, metade do  tamanho  de  uma  asa  delta. Caso  o  homem-morcego,  com 1,88m de altura, saltasse de um prédio de 150m, poderia planar por cerca de 350m. Na descida, sua velocidade chegaria a 110Km/h, até  se  estabilizar  em 80Km/h ao  se  aproximar  do  chão. Ou  seja , rápido  demais  para  sobreviver  sem ferimentos sérios à colisão com o solo ou eventuais carros.



 
Segundo a pesquisa, ele deveria usar uma capa maior, um para-quedas ou um mecanismo de propulsão a jato para fazer um pouso seguro.



 
                                      Mas...Ele é o BATMAN!!!

terça-feira, 17 de julho de 2012

Novidades no Câncer de Mama






Segundo o Instituto Nacional do Câncer,  22% das mulheres que tem câncer, tem o de mama, o mais comum no sexo feminino. Temos notícias boas e ruins nesta área.

A ruim é que a revista científica “Nature”, acaba de publicar um estudo com a descoberta de nove tipos de genes ligados ao desenvolvimento de câncer de mama, o que eleva para 40 os genes ligados a este tipo de doença.



A boa é que o jornal“The Lancet Oncology”,publicou um estudo desenvolvido pelo  Departamento  de  Cirurgia Oncológica da Universidade do Texas,  que descobriu um exame de sangue  que  possibilita  o  prognóstico  precoce  de recidivas do tumor com o câncer em estágio inicial.O que significa isto? Se a mulher tem um câncer de mama, mesmo  descoberto  no  início, os  médicos poderão saber se este tumor é de fácil tratamento (diminuindo a quantidade de  drogas  usadas, o que  diminuiria também os efeitos colaterais), ou  tem tendência de se espalhar pelo corpo(metástase).



Os tumores geralmente se espalham pelo  sistema linfático em  vez  de  pela corrente sanguínea  e  este estudo conseguiu isolar células cancerígenas no sangue de pacientes com câncer metastático. As  células  tumorais em  uma amostra de sangue, quando analisadas na etapa inicial da doença,  permitem prognosticar acertadamente as possibilidades de sobrevivência da paciente e até aumenta-las, por eleger um tratamento mais adequado precocemente.


quarta-feira, 4 de julho de 2012

Dança Religiosa




Entre 1960 e 2010, o Brasil viu a parcela de sua população  que  se  declara católica cair de 93,1% para 64,6%.A queda foi constatada com a divulgação, pelo IBGE, de novas informações do Censo 2010.


Em 2000, segundo dados do censo daquele ano, os católicos representavam 73,6% da população. Em seguida vinham evangélicos (15,4%), pessoas sem religião (7,4%), pessoas de outras religiosidades (1,8%), espíritas (1,3%) e umbandistas e candomblecistas (0,3%). O censo incluiu uma única pergunta sobre religião: “Qual a sua religião ou culto?”.


A pesquisa mostra que a queda na proporção de católicos foi acompanhada pelo crescimento dos evangélicos, que em 1960 eram apenas 4% da popula- ção e em 2010 alcançaram 22,2%.O número de pessoas sem religião também teve aumento expressivo, passando de 0,6% para 8% nos mesmos cinquenta anos.


Segundo a pesquisa, os católicos somavam 123,3 milhões de pessoas no país em 2010, e os evangélicos, 42,3 milhões. Outras religiões que também foram citadas foram o espiritismo (2,8 milhões), a umbanda (407,3 mil),o candomblé (167,4 mil),o budismo (244 mil), o judaismo (107,3 mil), o islamismo (35,2 mil) e o hinduismo (5,6 mil).

Na pesquisa, 15,3 milhões de pessoas disseram não ter religião.Desses, 615,1 mil afirmaram expressamente ser ateus e 124,4 mil, agnósticos.

Vejam mais detalhes nos gráficos abaixo.



Fonte: Folha de S. Paulo