sábado, 17 de agosto de 2013

Não Intoxique Seu Animalzinho



Nosso animal de estimação é tão nosso amigo e companheiro fiel, tão da família que muitas vezes esquecemos que ele é animal, ou seja, que tem uma fisiologia bastante diferente da nossa. Ele pode ser nosso cúmplice nos segredos e brincadeiras, mas não em nossa alimentação. Muitos donos adoram dar para o animal um pedacinho de tudo que estão comendo, desde frutas, bolachinhas e até mesmo chocolate.  


O chocolate é tóxico para os animais, pois possui uma substância chamada teobromina, um alcalóide que os cães e os gatos não conseguem metabolizar e por isso se acumula no organismo atingindo rapidamente concentrações tóxicas. Estudos indicam que para causar um quadro grave de intoxicação são necessárias entre 100 e150 gramas de chocolate por quilo do animal – o que significa que, para sofrer intoxicação, um cão yorkshire de 3kg precisaria comer três barrinhas. Mas um pedacinho só também não é inofensivo, pois a metade de um “quadradinho” já seria o suficiente para causar taquicardia, excitação, espasmos musculares, vômitos e diarreia. 


Amar nossos amiguinhos é resistir ao olhar pidão deles e lembrar que são nossos amigos mas são animais.

sábado, 10 de agosto de 2013

Lista de Schindler Original Vai à Leilão

                                  
                                      A Lista Original

Oskar Schindler, enriqueceu ao se apropriar de uma fábrica de panelas, depois que o governo alemão proibiu os judeus de serem donos de negócios. Ele se aproveitou da mão de obra deles, mais barata, para progredir financeiramente. Depois de descobrir o que acontecia com as pessoas que eram levadas para os campos de concentração, Schindler gastou a maior parte de suas reservas financeiras subornando seu amigo, o general nazista Amon Goeth, no intuito de desviar o trajeto de parte dos trabalhadores de sua fábrica, que seriam levados para Auschwitz, para um esconderijo na República Tcheca. Os nomes dessas pessoas foram escritos por ele em uma lista, a famosa “lista de Schindler”.

                                                                   
                                                                      Oskar Schindler 

A lista que vai a leilão, uma das sete versões originais, pertence aos colecionadores californianos Gary Zimet e Eric Gazin. Com essa, são quatro as que têm seu destino conhecido: uma está no museu do Holocausto em Washington e outras duas no Museu do Holocausto em Jerusalém. A versão leiloada, de 14 páginas, tem a data de 18 de abril de 1945 e está sendo leiloada no e-Bay com o lance inicial de três milhões de dólares.