Segundo o comandante Adalberto Bogsan, vice-presidente técnico da Gol, pneus aeronáuticos são componentes de alta tecnologia, capazes de suportar as mais extremas condições de temperatura e pressão.
O Boing 737NG utiliza seis pneus, com vida útil de cerca de 200 pousos. Como cada aeronave da Gol faz em média 12 pousos diários, os pneus são trocados a cada 16 dias.
Se a estrutura de um pneu substituído estiver em boas condições, ele segue para a recauchutagem. Este processo é certificado por regulamentos internacionais e pela ANAC. Cada pneu é recauchutado em média cinco vezes, e esse número pode chegar a dez. Essa prática, adotada por todos os países do mundo, reduz custos e ajuda a diminuir a quantidade de lixo no meio ambiente.
Confira outras curiosidades em relação aos pneus aeronáuticos: cada conjunto pneu-roda pesa cerca de 200 quilos; o pneu do seu carro é calibrado com aproximadamente 30 libras, o do Boing 737NG recebe 195 libras; os pneus são calibrados com nitrogênio; para preservar as características da borracha, os pneus são estocados em câmaras escuras, com temperatura e umidade controladas; estatisticamente, um pneu recauchutado é mais confiável do que um pneu novo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário