Estudo aponta um novo tratamento para a esterilidade masculina. Homens com baixa quantidade de espermatozóides poderiam utilizar a acupuntura para melhorar a fertilidade. É o que garante estudos realizados pelo Setor de Reprodução Humana da Universidade Federal se São Paulo(Unifesp).
O pesquisador Edson Gurfinkel registrou um aumento médio de 25% na quantidade de espermatozóides morfologicamente normais em pacientes tratados com técnicas de acupuntura. O método é uma alternativa para homens que já se submeteram a técnicas tradicionais com medicamentos sem obter melhora.
Dr.Agnaldo Cedenho |
Entre as causas de infertilidade masculina estão doenças congênitas ou adquiridas por infecções. Outras , por exemplo, estão relacionadas a disfunções ejaculatórias, distúrbios hormonais e imunológicos, disfunções sexuais ou efeitos de drogas e radiação.
“O efeito dos remédios disponíveis no mercado para melhora da qualidade do sêmen tem sido desapontador”, afirma o médico Agnaldo Cedenho, Chefe da Disciplina de Urologia–Departamento de Cirurgia-Unifesp,Coordenador do Setor Integrado de Reprodução Humana-Unifesp, responsável pelo Laboratório de Fertilização “in vitro”- Hospital São Paulo/Unifesp e orientador da tese.”Sabemos que a acupuntura tem efeito energizante e capacidade de provocar alterações em substâncias liberadas pelo cérebro”, explica Cedenho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário