quinta-feira, 2 de junho de 2011

Celular e Câncer,Existe Uma Relação?






Na última terça feira, a Agência Internacional de Pesquisas Sobre Câncer, que faz parte da Organização Mundial de Saúde, reuniu-se em Lyon, na França, para alertar que pode haver relação entre telefone celular e câncer no cérebro.



A notícia foi recebida com preocupação, porque dizer que o uso de celulares pode possivelmente causar câncer assusta um planeta que já usa 5 bilhões desses aparelhos. Participaram dela 31 cientistas de 14 países e consideraram que o uso de celular está em uma categoria de produtos, como o chumbo, clorofórmio, que podem estar associados com alguns tipos de câncer.




A radiação das ondas eletromagnéticas do telefone celular é o que faria mal para a saúde. Particularmente, o risco de aumento de neurômas e gliômas, tipos de câncer no cérebro. As células da glia(afetadas nos gliomas),são responsáveis pelo suporte e nutrição dos neurônios. Elas também se comunicam com os neurônios e são essenciais para o aprendizado, construção de lembranças e recuperação de lesões neurológicas(Hebert Viana que o diga).






Considero prudente o uso de fones de ouvido, passar mais mensagens e diminuir de forma geral o tempo das chamadas.

Um comentário:

  1. Meu pai sempre dizia que telefone é somente para dar recados. Se fossem assim usados,acredito que diminuiria em muito o risco de qualquer contaminação. E sem saber, que era melhor, gosto dos velhos e bons torpedos

    ResponderExcluir