Quem nunca comeu teclando um computador que atire a primeira migalha. Quando bate a fome é muito comum as pessoas aderirem a lanchinhos degustados em frente ao computador. Bolachas, bolos e sanduíches são, geralmente, alimentos cheios de farelos e com 90% de chances de cair entre os vãos do teclado. Uma pesquisa recente feita pela universidade carioca Gama Filho confirmou que o hábito também é responsável pela grande proliferação de micro organismos como ácaros, vírus e bactérias que há no teclado.
Os teclados de computadores podem ser até cinco vezes mais sujos do que assentos sanitários. Assustador, não! Com isso, os adeptos de internet, blogs e jogos on-line correm riscos de ficarem doentes. A revista londrina Computing fez uma pesquisa e descobriu que, por falta de higiene, os teclados possuem bactérias capazes de causar diarreia e intoxicações alimentares. Entre os organismos encontrados estão as bactérias e.coli (mesmo tipo que tem causado mortes na Alemanha), que causa diarreia e problemas de estômago, e o staphylococcus aureus, que pode originar diversas infecções, inclusive infecção generalizada."Se a pessoa estiver com o sistema imunológico mais vulnerável, poderá desenvolver alergias e outros problemas de saúde", afirma Alexandre Filippo, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Os especialistas recomendam não só evitar comer em cima dos teclados, mas higienizar o equipamento também. Carlos Augusto Almeida, gerente de marketing de produto da Dell Brasil, recomenda um pano seco ou levemente umedecido para tirar a poeira e as sujeiras da superfície. A limpeza dos vãos deve ser feita com mini aspiradores. Se o profissional não resistir e acabar derrubando líquido sobre o teclado, Almeida diz que é preciso desligar o computador, fazer a limpeza, esperar secar para só depois religar o equipamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário