segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

ROMA - A VIDA E OS IMPERADORES



Júpiter

A exposição “Roma – A Vida e os Imperadores” abre a programação da Casa Fiat de Cultura no Momento Itália Brasil 2011-2012, ao apresentar a história e vida dos imperadores e do povo de Roma, por meio da arte, da arquitetura triunfal, das  cerimônias  de  poder, da  vida  cotidiana  dos  romanos, das célebres  conquistas  e  da  opulência  do  Império. Com  curadoria  de Guido Clemente, a  exposição  introduz, de  forma  inédita  na  América, fatos  e personagens da sociedade romana nos primeiros três séculos do Império, de Júlio César (44 a.C.) e Augustus (falecido em 14 d.C.) até Septímio Severo (193-211) e seu filho Caracala (211 - 218).

Isis


A exposição conta com 370 obras originais, entre esculturas, mosaicos, joias, cerâmicas, afrescos, adornos, vestimentas e objetos do dia-a-dia, provenientes de importantes museus da Itália. Roma – A vida e os imperadores está organizada em quatro núcleos: “Entre César e Augusto: o nascimento do Império”; “Nero”; “O apogeu   do   Império” ;  e   “Um  Império multicultural”. Entre os destaques, estão três paredes com afrescos da Vila de Pompéia, as estátuas de Júpiter, de  Lívia  (esposa  de Augusto) e da deusa Isis, a Cabeça Colossal de Júlio  César  em  mármore, máscaras  teatrais, escultura de Calígula, Armadura de Gladiador, Desenhos do Coliseu, a Lamparina de Ouro e cerca de 60 joias.




Livia



O império romano atingiu sua maior expansão entre os séculos I e III da nossa era, cobrindo um território que se estendia do oceano Atlântico ao atual Afeganistão, da Inglaterra ao norte da África. Esta exposição nos revela os principais aspectos políticos, sociais e culturais desse vasto império. Em particular, nos esclarece as seguintes questões: como e por quem o império era governado? Como funcionavam as cidades? Como foi possível a criação de um império que englobava povos tão diferentes com relação à cultura, língua, direito e religião altamente idólatra?





 


Cabeça Colossal de Julio Cesar




A exposição imperdível e de entrada franca, fica em BH até o dia 18 deste mês, na Casa Fiat de Cultura, Rua Jornalista Djalma Andrade, 1250, Belvedere. O horário de visitação vai de terça à sexta, das 10 às 21h e sábado e domingo, das 14 às 21h. Depois a exposição vai para São Paulo, no MASP.

                     

                                   

Um comentário:

  1. Um império que caiu,como todos os outros,porque mexeram com o povo errado.

    ResponderExcluir