quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Do Plástico para o Petróleo




Uma reciclagem inédita que converte plástico velho em petróleo de excelente qualidade, foi apresentada por uma empresa americana presente no Salão do Meio Ambiente,Pollutec, realizado em Lyion, França. A técnica da Agylix, empresa criada em Oregon ha menos de seis anos, permite tratar qualquer plástico, inclusive o mais velho ou mais sujo, que ninguém queira reciclar.




Primeiro este plástico é triturado, colocado em um imenso "cartucho" que o aquece ate transforma-lo em gás e depois volta a ser resfriado em água. O petróleo resultante é separado logo após emergir à superfície. No fim, mais de 75% do peso original é transformado em petróleo cru, pronto para ser refinado como qualquer outro petróleo saldita ou russo. O resto da matéria fica dividida em gás e resíduo(menos de 10%).




Esta proporção significa que 10 t de plástico (cuja produção mundial em 2011 foi de 280 milhōes de toneladas), fornecem cerca de 50 barris de petróleo. No entanto, o equivqlente a 10 barris de energia foram utilizados no processo de industrialização, ou seja, são produzidas cinco unidades de energia para cada consumida, o que é, segundo os especialistas, altamente lucrativo.



O planeta agradece!

Nenhum comentário:

Postar um comentário