sábado, 11 de maio de 2013

Bic, História de Sucesso



A primeira esferográfica que escrevia em papel surgiu em 1938, em Budapeste, Hungria, inventada por László Bíró (1899–1985). Depois de obter os direitos de patente da caneta esferográfica, Marcel Bich, dono de uma empresa fabricante de peças para caneta tinteiro e lapiseira, lançou sua própria esferográfica em 27 de dezembro de 1950. Promoveu o produto como uma caneta confiável a preço acessível e que chamou de "BIC", uma versão mais curta e fácil de seu próprio nome. Tinha nascido a BIC® CRISTAL®.


Cada caneta tem tinta suficiente para escrever por entre 2 e 3 quilômetros, dependendo do modelo (dá para fazer um traço do começo ao fim da Avenida Paulista). Não importa a cor da caneta. A única diferença entre a preta e a azul, as tradicionais, são os corantes: carbono para preto, ferro para azul. Os pigmentos são adicionados a um solvente (água ou óleo) e essa mistura molha a esfera na ponta da caneta, que gira e passa a tinta para o papel. Daí o nome "esferográfica".


A bolinha da ponta da caneta, que passa tinta para o papel, é de carbureto de tungstênio, metal usado em balas de revólver e 4 vezes mais resistente do que o aço. Já o corpo da caneta é mais inofensivo, de poliestireno e polipropileno, plásticos usados em copos descartáveis.


Seu corpo tem forma hexágonal para não cair nunca da mesa. No meio do corpo há um furinho, que mantém a pressão atmosférica dentro da caneta igual à de fora. Assim, a pressão atmosférica ajuda a empurrar a tinta para a ponta da caneta. Por causa deste design, a Bic virou até peça do acervo de design do Museu de Arte Moderna de NY.


A empresa então expandiu seu leque de produtos e começou a entrar em mercados estrangeiros criando subsidiárias, adquirindo o controle de companhias estrageiras ou através de agentes. Desde 1950 as esferográficas BIC revolucionaram os hábitos de escrita de milhões de consumidores em todo o mundo, que continuam a valorizá-las por sua qualidade e preço acessível. Em 2011, segundo dados divulgados no Diário Oficial de 20 de abril de 2012, a BIC Brasil SA comercializou R$ 261.569.000,00.


Como tudo de muito sucesso, a Bic carrega duas lendas urbanas. Uma diz que a Bic é um instrumento de ETs para coletar dados na Terra. Teria surgido por causa do logo da Bic, um boneco cabeçudo. Essa lenda nunca foi comprovada... mas há outra que sim: a de que a Bic pode ser usada em uma traqueostomia. Se o salvador tiver noção de anatomia, primeiros socorros e contar com canivete para cortar pele e músculos da vítima, tenho certeza que vai funcionar.

Publicado por DraftCraft app

Nenhum comentário:

Postar um comentário