terça-feira, 22 de novembro de 2011

RACISMO NO FUTEBOL




O racismo no futebol se espalha como praga daninha. Na Espanha, a torcida do Atlético de Madrid atirou  uma  banana na área  do goleiro negro do time adversário.  Tais fatos  têm  reforçado a  tese de que  é  preciso mais rigor contra este tipo de comportamento racista, mas o presidente da FIFA Joseph Blatter tem outro ponto de vista. Ele acha que os xingamentos e as ofensas entre os atletas durante uma partida são normais e todos esses casos,  que tomaram grandes proporções na Europa, não passam de mal entendidos.





Entrevistado pela CNN Blatter afirmou:"Não existe racismo no futebol.  Eu acho  que  o mundo todo está ciente dos esforços  que  vêm sendo feitos contra o racismo e a discriminação. No campo de jogo, às vezes você fala algo que não é muito correto, mas no final da partida, tudo está acabado e você tem o próximo para se comportar melhor. Nós estamos em um jogo, e no final, nós apertamos as mãos. É isso que acontece".




 
A postura do presidente da entidade máxima do futebol soou conivente para alguns  jogadores negros ingleses, que dispararam severas críticas ao  modo como o  dirigente está conduzindo a delicada situação. Através da internet, atletas em atividade e aposentados demonstraram insatisfação com Blatter e cobraram uma postura mais enérgica da FIFA. "Alguém diga para mim que os comentários  do   Blatter  sobre  racismo  estão  errados ,  porque  se  não estiverem, eu estou surpreso", afirmou o incrédulo Anton Ferdinand, jogador do   Manchester,  vítima  de  recente  racismo  pelo  defensor  do  Chelsea. Ferdinand conclui:”Falar o que você(Blatter) falou  mostra  total  ignorância sobre o assunto.





 
Eu me pergunto, se um jogador de futebol ofendesse um árbitro, um aperto de mão ao término da partida faria com que tudo ficasse resolvido?

Nenhum comentário:

Postar um comentário