sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

PIERCING, SE VOCÊ TEM CUIDE

Pele bem cuidada



A pele é o maior e mais pesado órgão do corpo humano. Como protetora física e imunitária, tem  por  função ser uma  barreira  contra  germes e impurezas como que servindo de escudo para o corpo e também contendo glóbulos  brancos  que  nos  defendem  imunologicamente. Ela também é responsável por uma importante função metabólica, pois junto com a luz solar  fabrica  vitamina  D, essencial  para  o  metabolismo  do  cálcio  e consequente saúde dos ossos. 

Pele perfeita


Tem a função essencial de regulação da temperatura corporal e proteção contra a desidratação,  pois  sem a regulação  de  líquidos, eletrólitos  e temperatura de nosso corpo, a  vida se tornaria impossível. Por fim, é um órgão sensorial, relacionado ao tato, percepção da temperatura, pressão, dor e movimentos, sendo assim... um  órgão  também  muito  importante na  função sexual.

Perda de mucosa e tecido muscular


Por todas estas razões, não aconselho a ninguém furar este órgão de maneira permanente, como é o caso do uso de um ou vários piercings. Mas se mesmo assim você tomar esta decisão, escolha uma área do corpo sem cartilagem, pois as rejeições em tecido cartilaginoso vão precisar de correção plástica, nem sempre bem sucedida.

A reconstrução da orelha não foi possível

Escolha o piercing de excelente material como aço cirúrgico ou ouro, mas mesmo assim, o corpo pode rejeitar visto que diversas próteses cirúrgicas são rejeitadas. Procure um profissional qualificado, registrado na vigilância sanitária (você não quer pegar uma AIDS, não é mesmo) e cuide bem deste seu assessório. O piercing ou o alargador, sempre serão corpos estranhos ao organismo e a função dos leucócitos é de expulsá-los do corpo formando reações inflamatórias seguidas de infecção para amolecer o tecido e eliminar o elemento estranho.


Note a reação que o corpo causou para eliminar o material estranho

Outros cuidados importantes a se observar são: lavar as mãos com sabonete antiséptico antes de tocar o assessório; lavar a boca com anti-séptico bucal diluído em água após as refeições e ao deitar(se o pearcing for bucal); limpar o piercing somente duas vezes por dia, na fase de cicatrização; não permitir que outras pessoas toquem em seu piercing,(pelo menos enquanto estiver na fase de cicatrização);usar antibióticos via oral, pois a maioria das pomadas retardam a cicatrização e os comprimidos fazem muito mais efeito quando se quer evitar uma infecção(procure um médico para a prescrição).


Nem vou comentar

Evitar sauna, banho  de  mar, piscina, rio  ou  lagoa  e  excesso  de sol(pois estimula  a  cicatriz  quelóideana); evitar  abafar a área em contato  com o piercing, pois dificulta a respiração da pele além do atrito causado por roupas apertadas ou por movimentos excessivos poder causar quelóides ou levar à rejeição da jóia.

Reação queloideana grave

Má  alimentação, uso de drogas  e  álcool,  stress  ou  doenças  debilitantes podem  prolongar  o  período de cicatrização. Procure não ter contato  com fluidos de outras pessoas, como suor, saliva, secreções, sangue, etc. Troque sua roupa de cama com mais frequência para manter uma melhor  higiene  e evite contato de seu piercing com aparelhos de telefone ou qualquer objeto de uso público.

Bico do peito infectado


Perda do bico, repare na sujeira da unha

Quer ler mais sobre piercing? Clique abaixo:











2 comentários: