terça-feira, 31 de julho de 2012

ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL








O  Acidente  Vascular  Cerebral ( AVC ), é  caracterizado  pela  redução  ou interrupção do fluxo sanguíneo cerebral  de  alguma artéria, ocasionando  a morte das células nervosas e consequentes danos nas funções neurológicas correspondentes à área atingida. Ele pode ser isquêmico, devido a diminuição do diâmetro da artéria  ou  ser  hemorrágico, devido  a  rompimento  de  um aneurisma (popularmente chamado de derrame).




 
O  AVC  tem  como  principais causas:  a  idade avançada, hipertensão       arterial,  diabetes, colesterol e triglicérides altos, doenças que levem à hipercoagulação sanguínea, tabagismo, etilismo  e sedentarismo. Nosso cérebro é dividido em dois hemisférios, o direito e o esquerdo. As lesões     do lado D do cérebro afetarão o lado E do corpo e as do lado E do cérebro afetarão o lado D do corpo, por que? Porque  na  base  do  cérebro as inervações dos hemisférios se cruzam.


 

O AVC manifesta-se de modo diferente em cada paciente, pois depende da área do cérebro atingida, do tamanho da mesma, do tipo (Isquêmico ou Hemorrágico), do estado geral do paciente, idade, etc. Podemos chamar a atenção para as alterações mais comuns, que são sempre de início agudo(de segundos à poucas horas): Fraqueza ou adormecimento de um membro ou de um lado do corpo, onde a fraqueza da musculatura da heme-face é dos sintomas mais comuns no AVC. Distúrbios Visuais,onde o paciente pode ter uma sensação de "sombra'' ou "cortina" ao enxergar ou ainda pode apresentar cegueira transitória (amaurose fugaz). Perda sensitiva, cuja dormência ocorre mais comumente junto com a diminuição de força (fraqueza), confundindo o paciente. Linguagem e fala (afasia),assim alguns pacientes apresentam fala curta e com esforço, acarretando muita frustração (consciência do esforço e dificuldade para falar); alguns pacientes apresentam uma outra alteração de linguagem, falando frases longas, fluentes, fazendo pouco sentido, com grande dificuldade para compreensão da linguagem.




As sequelas dependem do hemisfério afetado:


AVC DE HEMISFÉRIO D                               AVC DE HEMISFÉRIO E

Paralisia do lado E do corpo                        Paralisia do lado D do corpo
Defeito no campo visual E                          Defeito no campo visual D
Déficit espacial perceptivo                          Afasia( disturbio da voz)
Distração constante                                  Capacidade intelectual alterada
Comportamento impulsivo                           Comportamento lento
Julgamento precário                                   Cauteloso
Falta de consciência da presença do             Consciência da presença  do  deficit                                                       deficit                                                                               


Informações para previnir o AVC:

Diminuir o consumo de sal, alcool e tabaco.
Evitar alimentos enlatados, molhos industriais e queijos curados.
Aumentar o consumo de frutas e hortaliças.
Reduzir o consumo de gorduras.
Consumir peixe pelo menos duas vezes por semanaatum, salmão,sardinha), fonte de Omega 3.
Optar por carnes magras e retirar-lhes toda as peles e gorduras visíveis.
Redizir ou substituir as carnes vermelhas por carnes brancas.
Preferir o azeite extra virgem como tempero de salada.
Beber pelo menos 1,5L de agua por dia.
Fazer exercícios físicos pelo menos três vezes por semana.





O AVC é uma doença séria e pode causar seqüelas irreversíveis se o indivíduo não for atendido rapidamente. As vezes não conseguimos identificar com certeza se a pessoa está tendo um AVC, mas se você simplesmente desconfiar de que possa ser um AVC, procure um pronto socorro imediatamente. Confira abaixo novamente alguns sintomas característicos da doença e aprenda a identificar um AVC para um socorro mais rápido:

1º - Dor de cabeça forte, sem causa aparente.
2º - Tontura e perda de equilíbrio ou coordenação motora.
3º - Dificuldade de enxergar com um ou ambos os olhos.
4º - Problemas de fala ou de compreensão.
5º - Dormência ou fraqueza na face, nos braços e nas pernas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário