quarta-feira, 27 de março de 2013

Qual é Seu Tipo de Pisada?




Percebeu que o seu tênis fica desgastado mais de um lado do que do outro? Sem saber, você pode estar pisando de forma errada, o que levará você a ter vícios posturais, dores nos pés, joelhos e coluna. O modo como se pisa é determinado a partir das características anatômicas de cada indivíduo, como, por exemplo, os tipos de pé, joelhos e flexibilidade nas articulações. Cada pessoa pisa de uma maneira, mas costuma-se generalizar em três tipos:

Neutra
É o tipo ideal de pisada. Há um equilíbrio na forma como os pés tocam o chão, sem pender para dentro ou para fora. A sola do sapato se desgasta de maneira mais uniforme.

Pé pra dentro (pronada)
As pessoas desse grupo pisam com o pé apoiado mais para dentro, forçando o dedão e o calcanhar. É um tipo de pisada comum entre pessoas com pé chato. Provoca um desgaste maior na parte de dentro da sola dos calçados.

Pé pra fora (supinada)
A sola do sapato ou tênis gasta mais na parte externa. Este tipo de pisada provoca um maior contato da parte de fora dos pés no chão.


As lesões podem ser agudas ou crônicas. Tudo está relacionado ao apoio excessivo num ponto do pé, que deveria ser melhor distribuído. Os problemas agudos vão desde lesões superficiais, como calos e bolhas, até as lesões ósseas, como fratura por estresse. Os crônicos são as tendinites, canelites e deformidades ósseas, como joanete e dedos em garra .

Dedos em garra

As empresas fabricantes de tênis abusam da tecnologia para melhorar a absorção do impacto e evitar entorses. Ao comprarmos um bom tênis, temos que prestar atenção porque boas marcas oferecem, muitas vezes, tênis para pisadas pronadas, supinadas e neutras. Os tênis neutros não interferem no desempenho ou prejudicam o atleta, mas se for comprado um para a correção e a pisada não for aquela que o tênis diz corrigir, pode piorar a lesão.



Quando nosso pé atinge o solo, durante a corrida, aplica-se uma força de, aproximadamente, oito vezes o nosso peso corporal. Nosso corpo absorve o choque de cada passo. A resultante desta força é distribuída de uma forma correta quando estamos com um tênis adequado. A compra de um bom tênis não deve ser encarada como um gasto, mas sim como um investimento, pois todo gasto feito para a nossa saúde é bem-vindo. É aconselhável que os praticantes do esporte escolham o calçado mais confortável possível.



A melhor maneira de descobrir como se pisa é procurar um ortopedista, de preferência especializado em tornozelo e pé. Caso alguma doença não seja diagnosticada, faz-se o teste com fisioterapeuta especializado em baropodometria, que é a análise de marcha.
Caso não tenha acesso a esses especialistas, um teste caseiro pode ajudar: molhe a sola do pé e caminhe sobre uma folha de jornal. Depois compare o desenho feito no quadro abaixo para saber se sua pisada é normal, pronada ou supinada.


Agora, é só comprar o tênis certo para os seus pés.

Publicado por DraftCraft app

Nenhum comentário:

Postar um comentário