domingo, 12 de janeiro de 2014

Não Humanize Seu Pet


Não adianta tentar humanizar os bichos de estimação: a higiene deles é mesmo mais espaçada. Banho só uma vez por semana,  por mês e as vezes até mais, como no caso dos gatos.



A humanização do bicho de estimação leva os donos a colocarem laços, roupas, sapatos e a quererem que os animais estejam sempre cheirosos, mesmo que isso não seja da natureza deles. Para tanto, escolhe-se, muitas vezes, o xampu mais cheiroso em vez de um que atenda às necessidades da raça. Existem xampus hipoalergênicos, para os alérgicos, xampus apropriados para pelos brancos ou escuros etc. O uso de xampu para humanos é prática recorrente e não recomendada. O pH do xampu desenvolvido para pessoas é bem mais baixo que o elaborado para cachorros, ou seja, o xampu para humanos é mais ácido.



É importante lembrar, no entanto, que o olfato do cão é apuradíssimo, muito mais que o nosso, e os cheiros artificiais agradáveis para humanos tendem a ser um incômodo para cães. Portanto, o banho com xampu específico e com um cheiro neutro é mais que o suficiente. Nada de passar perfume, mesmo que ele seja específico para animais. 



O odor excessivo pode irritar o nariz do pet, ocasionando espirros e, inclusive, atrapalhando na comunicação dele entre os outros animais, feita por meio dos feromônios. No caso de um gato que convive com outros felinos, estar com um cheiro diferente e artificial pode, inclusive, fazer com que ele seja atacado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário