A publicação ”Doutor posso viajar de avião?”- Cartilha de Medicina Aeroespacial, foi apresentada durante o l Fórum Nacional de Medicina Aeroespacial, realizado em Brasília. O documento, com orientações para o transporte de gestantes, crianças, doentes cardiorrespiratórios, doentes com transtornos psiquiátricos, com quadro pós operatório ou traumático, foi elaborado por meio de uma parceria entre o Conselho Federal de Medicina(CFM) e a Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo.
Com tiragem inicial de cinco mil exemplares, foi distribuída a entidades médicas, profissionais interessados, escolas de medicina e empresas de aviação. Apesar das orientações da cartilha serem simples, não se pode prescindir da opinião de um médico, em caso de dúvidas. Por outro lado, é preciso que o médico esteja ciente das recomendações que devem ser feitas a cada um dos passageiros/pacientes, segundo seus quadros clínicos e tempo de voo.
Além da cartilha impressa, o documento dispõe de uma versão eletrônica. A publicação está acessível no Portal do CFM, ( http://www.cfm.org.br/ ), no banner Protocolos e Cartilhas.
Excelente artigo,apesar de nunca querer passar por esta experiência.
ResponderExcluir