A utilização de expressões inadequadas ou erros gramaticais não é exclusiva de pessoas de baixa escolaridade. Algumas expressões e termos comuns na medicina são usados, com certa frequência, de maneira errada por médicos, editoras especializadas e pela mídia. O colega Cláudio A. Salles enumerou alguns exemplos:
*Este Raio x de tórax mostra o derrame pleural. O raio x (Rx) é um raio eletromagnético utilizado para se obter a imagem radiológica de várias estruturas em um filme sensível a ele. Não se visualiza o Rx e sim a sua imagem gráfica ou imagem radioscópica na tela do monitor. A confusão entre Rx e a imagem que ele proporciona, não se restringe à linguagem falada. Escreve-se Rx de tórax, até em publicações científicas. Deve-se dizer: Essa radiografia de tórax mostra o derrame pleural.
*Esse ultrassom de abdome mostra pedras na vesícula. Ultrassom é uma onda mecânica, que se transmite com eficiência na água. Usado pioneiramente pela Marinha, para localizar submarinos alemães, o sonar emite uma onda sonora que se propaga através da água e quando se choca a um objeto, retorna à fonte emissora sob forma de onda refletida ou eco. Um cristal piesoelétrico a codifica em um impulso elétrico representado na tela como um ponto. A somatória desses pontos gera uma imagem que define o objeto. A imagem obtida é chamada ultrassonografia ou imagem ultrassonográfica. Deve-se dizer: Essa ultrassonografia de abdome mostra pedras na vesícula.
*Soro fisiológico e soro glicosado. Essas expressões usadas no cotidiano de hospitais são incorretas. Soro é a porção líquida do sangue obtida após a centrifugação do sangue, por exemplo. Também define o soro sanguíneo de animais em que se inoculam micro-organismos ou toxinas e que é utilizado para fins profiláticos ou terapêuticos, como o soro antitetânico, antiofídico ou antidiftérico. O correto é solução fisiológica ou solução glicosada.
*Esta cirurgia foi difícil. Não se deve confundir cirurgia com operação. Cirurgia ( latim:Chirurgia) é a ciência, ramo da Medicina, que trata de doenças por meio de operações. Cirurgia é uma especialidade médica. Operação(latim: Operatio), significa qualquer ato realizado com instrumentos ou pelas mãos do cirurgião, é o procedimento cirúrgico, é o ato de operar. Pode-se dizer operação cirúrgica, procedimento cirúrgico para definir o ato de operar, mas nunca defini-lo como cirurgia.
*Cirurgia toráxica. Esta grafia define erroneamente uma especialidade cirúrgica. Tórax vem do latim: thorax, thoracis. Seguindo as raizes latinas, onde o x passa para c, quando relativo a palavra latina thorax, a palavra correspondente, relacionada a tórax na língua portuguesa, tem a grafia torácica e jamais toráxica.
*Artéria femural. A palavra fêmur vem do latim: femur, femoris, onde o u passa para o. Seguindo estas raízes latinas, em Português, a palavra relativa a fêmur é femoral, correspondente a femoralis, em latim. Portanto, femural é uma palavra que não existe em nosso idioma.
*Micro-toracotomia. A Vídeo Cirurgia evoluiu para a Cirurgia Minimamente Invasiva com a utilização de pequenas incisões. Micro-toracotomia seria uma abertura microscópica do tórax, um milhão de vezes menor que a toracotomia convencional. O correto é Mini-toracotomia, ou seja, uma pequena toracotomia com poucos centímetros de extensão.
*Válvula mitral. Válvula aórtica. A palavra válvula relacionada às estruturas cardíacas, define os componentes que constituem as valvas cardíacas( valva aórtica, mitral, tricúspide e pulmonar).Portanto, as valvas cardíacas são constituídas por válvulas cardíacas. O correto é Valva mitral e Valva aórtica.
Onde se inicia a inclusão dos termos errados. Na própria universidade? Não sei mas dependendo da região que você está o caso fica mais sério.
ResponderExcluirhttp://a4.sphotos.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-snc7/320666_212322565500332_208306582568597_555494_1055336669_n.jpg