Mês passado, tive a grata satisfação de conhecer Ernane Alves, um jovem ator e cineasta de muita qualidade, com quem bati um papo emocionado sobre trabalho, vida e memórias. Ernane convidou-me para a estreia de seu filme "Causos da Melhor Idade – de Cachoeira das Três Moças a Pedro Leopoldo”.
Minha mãe dizia que Pedro Leopoldo é a “cidade do já teve” e justificava sua afirmativa citando que esta cidade já teve jockey club, aeroporto, time de futebol profissional, mineiro do século e por aí vai. Muitos jovens pedro leopoldenses desconhecem este passado. Ernane Alves vai na contra mão desta tendência, registrando a memória de uma cidade que, com raras exceções, despercebe seu passado e não preserva seu patrimônio cultural.
Ernane conta a história de sua cidade, Pedro Leopoldo, que faz parte da grande Belo Horizonte, através de um longa que mescla documentário e ficção. O filme se desenrola a partir da necessidade do estudante Pedro (Otávio Gelmini), desenvolver um trabalho para a escola sobre a cidade, como oportunidade de não repetir de ano. Para ajudá-lo, Pedro recorre a Geraldo Leão, que interpreta a si mesmo, sendo na realidade um arquivo vivo da cidade.
O filme demorou sete anos para ser concluído e Ernane venceu todas as dificuldades que sabemos existir para se fazer cinema neste país. É como ele diz: “O cinema me ensinou a ter paciência e a paciência me ensinou a fazer cinema”. A avant-premièr do filme será no dia 30 de março, para convidados, no Cine Marajá em Pedro Leopoldo, às 19 h e ficará em cartaz até 5 de abril.
Para saber mais sobre a obra de Ernane Alves, visite seu blog: http://www.ernanealves.blogspot.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário