Lendo hoje o Jornal da Ciência, deparei-me com um artigo interessante sobre neurônios espelho. O cérebro do macaco tem uma classe especial de células, os neurônios-espelho, que disparam quando o animal vê ou ouve uma ação e quando a executa por conta própria. No início das pesquisas sobre estes neurônios, na década de noventa, achava-se que eles eram encontrados apenas em primatas.
Descobriu-se, no entanto, que os seres humanos têm neurônios-espelho muito mais perspicazes, diferenciados, flexíveis e altamente evoluídos do que os encontrados nos macacos, um fato que teria resultado na evolução de habilidades sociais mais sofisticadas nos seres humanos. O cérebro humano tem múltiplos sistemas de neurônios-espelho especializados em executar e compreender não apenas as ações dos outros, mas suas intenções, o significado social do comportamento deles e suas emoções.
A descoberta está sacudindo várias disciplinas científicas, alterando o entendimento de cultura, empatia, filosofia, linguagem, imitação, autismo e psicoterapia e também de fatos do cotidiano. Os neurônios-espelho revelam como as crianças aprendem, por que as pessoas gostam de determinados tipos de esporte, dança, música e arte, por que assistir a cenas de violência na mídia pode ser danoso e por que há quem goste de pornografia.
Até então, os estudiosos vinham tratando a cultura como fundamentalmente separada da biologia. "Mas agora vemos que os neurônios-espelho absorvem a cultura diretamente, com cada geração ensinando a próxima por meio do convívio social , imitação e observação" , completa Patricia Greenfield , psicóloga da UCLA.
Os cientistas estão maravilhados com a descoberta de algo que um homem há quase 2000 anos já sabia. Ele disse em Mateus.5:28 : “Mas eu vos digo que todo aquele que persiste em olhar para uma mulher, a ponto de ter paixão por ela, já cometeu no coração adultério com ela.” E Jesus disse mais: “A lâmpada do corpo é o olho. Se, pois, o teu olho for singelo(sincero, focado no que é bom), todo o teu corpo será luminoso; mas, se o teu olho for iníquo,todo o teu corpo será escuro”,(Mat.6:22,23).Com estas palavras, Jesus estava ressaltando o poder que os olhos tem de influenciar pensamentos, sentimentos e ações. Ele só não falou em neurônios porque, sabe como é, não entenderíamos.