ReWalk |
A tecnologia do exoesqueleto já é uma realidade. Criada por um médico israelense, a ReWalk é a primeira tecnologia desse tipo a ser comercializada. Ela é, basicamente, um suporte para os membros com motores em cada junta e com vários sensores, todos controlados por um computador central. Movida a baterias recarregáveis, a máquina trabalha a partir de algoritmos complexos , que analisam o movimento corporal do usuário e produzem diferentes tipos de reação – como caminhar, pular ou subir escadas.
Será que funciona bem na prática? Quem pode nos responder é Claire Lomas, 32 anos, paralisada da cintura para baixo desde 2007, após cair de um cavalo em movimento e que conseguiu, este ano, caminhar o percurso inteiro da maratonas para pessoas com deficiência física de Virgin London, com a ajuda do ReWalk.
ReWalk |
O Exoesqueleto, além de mudar totalmente a vida de deficientes físicos, possui uma facilidade imensa de pegar pesos pesados e de manter uma fácil locomoção. Infelizmente, esta tecnologia que pode devolver a mobilidade a pessoas com lesões medulares, também vai criar super-humanos, soldados praticamente invencíveis.
HAL |
A Hybrid Assistive Limb (HAL), ainda em testes, é um exoesqueleto com aplicações mais voltadas para ações militares. Pesando 23 kg e alimentado por baterias, o HAL faz com que pessoas caminhem ou realizem atividades diversas e complexas, além de aumentar algumas capacidades humanas como a força, fazendo com que o usuário não sinta o peso da armadura e de possíveis objetos que sejam carregados por ele. Desse modo, atividades mecânicas pesadas poderiam ser feitas com menor esforço.
HAL |
Nenhum comentário:
Postar um comentário