Você sabia que o consumo de sódio se dá mais pelos alimentos industrializados do que pela adição de sal à comida? Até achocolatados, dietéticos e refrigerantes podem ter alta concentração de sódio. A industria brasileira vai diminuir o teor de sódio em 16 categorias de alimentos. Massas instantâneas e bisnaguinhas serão os primeiros, com redução de até 30% de sódio em 1012. O compromisso foi firmado com o Ministério da Saúde em abril.
Como um hábito alimentar é muito difícil de ser modificado, a saída é ter uma alimentação saudável desde a infância. O sódio não é o único tempero culinário, portanto devemos usar outros temperos que inclusive são benéficos à saúde:
- ALECRIN: Atua como digestivo e diurético
- ALHO: Auxilia na melhora do sistema imunológico, reduz o colesterol ruim (LDL), aumenta o colesterol bom (HDL) e previne contra o câncer.
- CEBOLINHA: Possui ferro e vitamina A (boa para olhos e pele) e C, que reforça a resistência contra gripes e resfriados .
- GENGIBRE: Possui propriedades analgésicas e anti-inflamatórias e auxilia na digestão e no tratamento de enjoos na gestação. É tempero termogênico, responsável por até 10% do aumento do metabolismo.
- HORTELÃ: Possui vitaminas A, C e do complexo B, além de cálcio, fósforo, ferro e potássio. No chá, funciona como diurético digestivo contra dores de estômago. Combate vermes intestinais.
- Manjericão: Possui ação diurética.
- TOMILHO: É digestivo, vermífugo e estimulante .
Nenhum comentário:
Postar um comentário