terça-feira, 2 de agosto de 2011

EU SENTI A PERFEIÇÃO









Nem eu mesma acredito que assisti o “Cisne negro”apenas neste fim de semana. Sem dúvida é um filme que desperta fortes emoções, por desnudar uma difícil e angustiante relação entre mãe e filha, por mostrar uma relação cruel que o balé impõe a bailarina e seu corpo e ainda por se desenrolar de forma que nem o espectador, nem a personagem principal conseguem distinguir a realidade do delírio.




 
A protagonista é uma garota tiranizada pela mãe e pelo diretor teatral e não consegue se defender porque dentro de sua personalidade não cabe uma mulher agressiva. Cabe apenas uma menina. Nina é parte do desejo materno, de uma mãe frustrada que abandonou a carreira de bailarina para ter sua filha e é nela que irá depositar todos os seus desejos impondo a filha um conceito de perfeição que ela própria não conheceu em sua carreira frustrada.



 
Um quadro clássico de narcisismo. Narciso olha no espelho d'água e se apaixona pela própria imagem. Aprisionado pelo fascínio por si mesmo, definha. Não há vida possível para além da vaidade e do desejo de si próprio. Ao se tornar realização do desejo de sua mãe, Nina paga um preço muito alto, deteriora sua personalidade até a psicose paranoica(estado psíquico no qual se verifica a perda do contato com a realidade e nas crises mais intensas apresenta alucinações e delírios associados a sensação de inquietude, angústia , perseguição e intensa incapacidade de reconhecer o carácter estranho ou bizarro do comportamento).



 
O filme deixa claro o amor da mãe pela filha , mas este amor é manifesto sob o crivo da doença, da loucura na qual ambas estão mergulhadas. Até mesmo a anorexia e auto flagelação de Nina são frutos das cobranças intermináveis de sua mãe.



Sem decifrar seu tumulto interior, o diretor do espetáculo a pressiona com frases como:”A única pessoa no seu caminho é você mesma”, “Você precisa vencer sua Nina interior”, “Liberte-se”, o que vai criando em Nina uma segunda pessoa. Aí entra Lily, uma jovem sensual e livre, que Nina não sabe ser. Ao mesmo tempo que Lily é uma possível adversária ao posto de estrela do espetáculo, também é sua única amiga no corpo de baile e o estopim das descobertas de Nina sobre si mesma. Na busca de viver o cisne negro, ela precisa entrar em contato com sua sombra e com tudo que lá habita. Porém, por estar tão distante deste lado de sua personalidade, acaba sendo tomada por por ele.



 
O filme é recheado de espelhos reais e simbólicos, de reflexos; o duplo contra o que Nina insistia em lutar. Os espelhos foram usados para mostrar do que Nina se defendia:dela mesma. Nina defendia-se da falsa bondade ou bondade a todo custo, inclusive ao custo de sempre ceder. Quantas vezes todos nós cedemos aos desejos alheios para sermos aceitos? Todas as vezes que dizemos sim a tudo, dizemos não a nós mesmos.



 
Quando a trama emocional se torna insuportável para Nina no desenrolar da apresentação, ela quebra o espelho do camarim e com um pedaço do mesmo, agride seu abdômen. A partir deste momento, dança de forma perfeita representando tanto o cisne negro quanto o branco e antes de morrer diz:”Eu senti... A perfeição. Foi perfeito!”.



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