Começa à 0h de domingo, 21 de outubro, o horário de verão no Sul, Sudeste e Centro-Oeste do País. Os relógios têm de ser adiantados em uma hora. O horário de verão vai até 17 de fevereiro.
A Bahia cogitou aderir, mas, por causa da grande rejeição à medida, o governador Jaques Wagner (PT) decidiu deixar o Estado de fora. Os baianos é que estão certos . O horário de verão afeta diretamente nosso relógio biológico . Com efeitos semelhantes aos de uma viagem de avião com diferença de fuso horário, essa mudança na rotina pode causar, entre outras coisas, uma alteração na produção da melatonina, hormônio que regula o sono, causada pela falta de luz. Consequentemente, isso pode atrapalhar o ciclo do sono e acarretar em mudanças de humor, por exemplo.
A mudança é adotada por causa do aumento da demanda por energia nesta época, provocado pelo calor e pelo crescimento da produção industrial com aproximação do Natal. Norte e Nordeste ficam de fora porque o Operador Nacional do Sistema Elétrico avalia que a economia nesses mercados é pouco expressiva. A posição geográfica de Norte e Nordeste também não favorece maior aproveitamento da luz natural no verão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário