Astrônomos da Universidade de Keio, no Japão, descobriram uma nuvem molecular com uma estrutura inusitada, em formato de parafuso. Shinji Matsumura e Tomohura Oka batizaram a estrutura de "rabo de porco". A nuvem está localizada no centro da Via Láctea, a aproximadamente 30.000 anos-luz do Sistema Solar.
Gigantescas nuvens moleculares nessa região estão girando em torno do centro da galáxia em duas órbitas muito fechadas. Na base da nuvem rabo de porco, essas duas órbitas se cruzam. Analisando as linhas espectrais, os astrônomos descobriram que essa interseção ocorre exatamente na base da nuvem molecular rabo de porco. Isso sugere que a estrutura helicoidal pode ter-se formado quando as duas nuvens moleculares com diferentes órbitas colidiram, induzindo um giro no campo magnético de uma delas, fazendo-a torcer-se.
Uma nuvem molecular é um tipo de nuvem interestelar cuja densidade e tamanho permitem a formação de moléculas, mas habitualmente hidrogênio molecular (H2). Pra mim é apenas Deus pintando na tela do universo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário