domingo, 23 de dezembro de 2012
Van Gogh, suicídio?
Van Gogh sofria de uma solidão desesperadora, não se dava bem com ninguém, tinha surtos psicóticos, sífilis e um tipo raro de epilepsia. É difícil imaginar que mesmo nesse quadro depressivo, ele se levantasse da cama todos os dias para fazer as suas telas.
Viveu a infância na Holanda, passou por Paris e o fim de sua vida foi no interior da França onde morreu aos 37 anos, em 1890. Morte por suicídio? Eu me pergunto:"Quem se suicida com um tiro no abdomem pra morrer, 48 horas depois, agonizando nos braços do irmão?" Apesar de ter cortado sua orelha direita, atos de mutilação falam muito mais à favor da necessidade de chamar atenção à sua própria miséria que para o desejo de auto extermínio.
"Sou um fanático. Sinto um poder dentro de mim que não posso apagar e preciso manter aceso. Fico irritado quando me dizem que é arriscado se lançar ao mar. Há segurança no olho do furacão."
Vincent Van Gogh
Publicado por DraftCraft app
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Muito interessante!
ResponderExcluirSe realmente quisesse se suicidar,dava um tiro na cabeça q a morte seria quase q instantanea,e nao no abdomen pra ter uma morte tao agonizante.
É o mais lógico.
ResponderExcluir