domingo, 29 de maio de 2011

O QUE SANSÃO DESCONHECIA




É próprio do ser humano envolver-se com mitos. Faz parte de sua cultura. Os mitos vão de questões religiosas a alimentares e os cabelos não são uma exceção. Questões como lavar a cabeça diariamente apodrece os cabelos ou lava- los na água quente os faz cair, são dúvidas constantes.

A lavagem diária dos cabelos não interfere nos bulbos capilares. Os fios que caem durante a lavagem cairiam de qualquer forma pois já estavam em fase de queda. A detergência do shampoo pode ressecar os fios, mas jamais levar à queda.


A água quente não provoca queda de cabelos. No entanto, pessoas que apresentam dermatite seborreica, devem evitar a água quente, que estimula a produção de oleosidade, podendo piorar a doença e favorecer a queda dos cabelos. Ter que mudar de shampoo para os cabelos  não  se acostumarem com o produto também é mito.


O uso do boné não faz cair os cabelos, mas pode em algumas pessoas que usam boné o dia todo, agravar doenças pré existentes, como a dermatite seborreica, tornando-se um coadjuvante da queda.
Da mesma forma usar gel não favorece a queda dos fios, mas é bom evitar dormir com gel nos cabelos, pois ficam endurecidos e podem quebrar com mais facilidade.


Não há nenhuma comprovação científica que os cabelos cortados durante a época da lua cheia e quarto crescente cresçam mais rápido. O cabelo cresce mais rápido no verão. O sol estimula a atividade de alguns hormônios, como a prolactina e a melatonina, que induzem o bulbo capilar a “trabalhar” mais, acelerando o crescimento dos fios.


Em contra partida, o cabelo cai mais no inverno. Nos meses frios, sensores  de  luz localizados na pele recebem  menos luminosidade.  Essa mudança diminui o estímulo da divisão celular, o que gera um número menor de fios e ainda enfraquece a raiz. Resultado: além de os fios caírem mais rápido, eles também nascem mais devagar. É também nessa época de mudanças climáticas que aumenta a incidência de dermatite seborreica (caspa).



No homem, a perda de cabelo não é provocada por um aumento na produção de hormônios masculinos, mas sim pela quantidade maior da enzima 5-alfa-redutase,  que  é  determinada geneticamente . Portanto, calvície não tem relação com a virilidade, como alguns pensam. É dos carecas que elas gostam mais?

  


Nenhum comentário:

Postar um comentário